GUAIANASES 155 ANOS // BLOG OFICIAL DE GUAIANASES // ANO XI

16 de setembro de 2006

Final Miss Guaianases!


Pessoal, vem ai a grande final do concurso miss Guaianases.

Segue a programação abaixo:

Convite enviado por Solange

Olá Pessoal!
Alguns de vocês sabem que organizo esse evento desde 2004 com muito sacrifício e amor, estaremos realizando a grande final do Miss Guaianases com evento simples mas feito com amor e dedicação e espero contar com a sua presença para prestigiar nosso humilde trabalho!
Entrada será R$ 3,00 ou 1 Kg de alimento não perecível a ser repassado a ONG Projesp-projeto Esperança que ajuda crianças c/ virus HIV e á Igreja São Benedito que ajuda famílias na distribuição de cestas básicas.
Ficarei imensamente feliz com sua importante presença e colaboração!

Final Miss Guaianases
Organizadaora: Solange Orantas
Data: Sexta-feira, 22 de Setembro de 2006
Hora: 19:00
Local: Salão da Igreja São Benedito
Cidade: São Paulo

Um beijo no coração e até lá!
Solange P. Orantas
Coord. Eventos

Crédito da foto: Rubens Machado
*Imagem retirada da comunidade Miss Guaianases .

7 de setembro de 2006

Memória - Estação de Guaianases (Antes e Depois)


Conheça um pouco mais sobre a estação de Guaianases.

A ESTAÇÃO: Aberta em 1875, como Lajeado, pela E. F. do Norte. Nos anos 30, o nome foi alterado para Carvalho de Araújo, homenageando um diretor da Central, João Carvalho de Araújo. (Nota: outra estação foi aberta com o nome de Lajeado, em 1998, portanto mais de cem anos depois, pela CPTM, por causa do bairro, e mudou também logo depois, para Gianetti). O nome de Carvalho de Araújo teria sido alterado para Guaianazes em novembro de 1943. Há relatos sobre três ramais que saíam da estação em tempos remotos: um deles, particular, tinha bondes e seguia até a localidade de Santa Etelvina (hoje região muito pobre). Era conhecido como bondinho da Grota Funda, e, segundo Wanderley Duck, ele teria funcionado entre os anos de 1919 e 1945, embora outras fontes dêem o período como sendo entre 1908 a 1937 (embora mapas posteriores ainda mostrassem os seus trilhos). O outro ramal parece ter pertencido à Central e levava para uma pedreira: há dúvidas se ele seria em bitola métrica ou larga (1,60 m). O terceiro foi um tal de "rabicho da Central", que era uma espécie de pequeno desvio onde os trens de gado entravam para a inspeção sanitária dos animais e também para a higienização dos vagões. Este serviço, depois da desativação do ramal, passou a ser feito no ramal da Penha, depois que este foi desativado para passageiros. O problema é saber as datas exatas em que estes três ramais estiveram ativos (Fontes: Wanderley Duck, 2005, e Christopher R., 2003). Em 28/10/1982, um novo prédio foi entregue para a estação, com festas e a presença do ministro dos Transportes, Cloraldino Severo. Ela substituía o prédio anterior, construído em 1925. Finalmente, com a entrada em funcionamento do trem expresso da CPTM, em 28/05/2000, a estação de 18 anos foi desativada. Alguns metros antes, construiu-se a estação de Guaianazes-nova e a velha foi desativada no mesmo dia. Da estação só sobrou a passagem das vias férreas pela gare norte. Hoje, o mesanino da estação está sendo usado como restaurante popular "Bom Prato" do Governo do Estado.



A ESTAÇÃO: Guaianazes-nova é uma estação aberta em 2000, juntamente com a variante construída pela CPTM e aberta na mesma data. Foi construída pela Cia. do Metrô de São Paulo, no molde das suas estações atuais, mas para ser operada pela CPTM., na variante pela qual passa o seu trem expresso. Substituiu a estação original de Guaianazes, situada no centro do bairro, e fica um pouco antes da estação antiga, para quem vem de São Paulo

Mais Informações:

Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil
Foto: Coaraci Camargo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...